MAR – MUSEU DE ARTE DO RIO

MARCA E IDENTIDADE VISUAL DO MAR – MUSEU DE ARTE DO RIO

março 2013

O Museu de Arte do Rio é antes de tudo um lugar de conexão: da cidade com ela mesma, da Praça Mauá com suas comunidades e atividades culturais adjacentes, das artes com os comportamentos contemporâneos, do carioca com o mundo. É um lugar de formação, informação e difusão de conhecimento, através das várias conexões entre os vários públicos e parcerias.

O desenho da marca do MAR, espelha essa ideia da conexão, e se inspira na estrutura do DNA. Representa também as letras M, A, e R, na forma de um código gráfico através de letras não convencionais e articuladas entre si. Dessa forma a marca do MAR é um logotipo (formado por letras) e também um símbolo.

Além disso este símbolo representa um conjunto de intenções: o lúdico (uma referência à Escola do Olhar na ideia de montar, construir e brincar – com os bastões que a estruturam); a tridimensionalidade (na ideia de espaço, portal, lugar); a descoberta (na ideia de código ou enigma a ser decifrado); a construção (na ideia da forma construtiva que inspira o construir um espaço, construir novas ideias e novas formas).

A marca do MAR, enuncia explicitamente seu propósito da simplicidade, do minimalismo e da economia, através de um sistema visual básico: os bastões juntamente com uma paleta de cores ultra econômica: preto, branco e cinza – referência às pedras portuguesas de nossas calçadas. A fonte escolhida para assinar o nome do museu é decorrente da forma básica do bastão, criando dessa maneira uma unidade visual.

A marca do MAR é a negação dos lugares comuns. É a afirmação da confiança na inteligência dos seus vários públicos motivando-os a participar e usufruir deste projeto inovador e fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade.

Saiba Mais
G1: Museu de Arte do Rio sera inaugurado com quatro exposições simultâneas
Globo.TV: Novo Museu de Arte doRio e um dos pilares da revitalização da zona portuaria
MUSEU DE ARTE DO RIO
Concepção e Realização: Prefeitura do Rio de Janeiro e Fundação Roberto Marinho
Praça Mauá
ter – sex 10 – 17h | sáb, dom e feriados 10 – 17h
Gratuito às terças-feiras para o público em geral.
museudeartedorio.com
www.facebook.com/museudeartedorio
| Categoria: Identidade Visual, Sinalização